06 novembro, 2008


Sou um olho. Um olho mecânico. Eu, a máquina mostro-vos o mundo de um modo como só eu posso vejo. Liberto-me hoje e para sempre da imobilidade humana. Estou em constante movimento. Aproximo-me e afasto-me dos objectos. Rastejo debaixo deles. Movo-me colada à boca de um cavalo a correr. Caio e levanto-me juntamente com corpos que caem e se levantam. Isto sou eu, a máquina, manobrando entre movimentos caóticos, registando um movimento após o outro, nas combinações mais complexas.
Liberto dos limites de tempo e de espaço coordeno cada um e todos os pontos do Universo onde quer que eu queira que eles se encontrem. O meu caminho conduz à criação duma nova percepção do mundo. Assim explico de uma nova forma o mundo por vós ignorado"

Dziga Vertov *, realizador russo, 1923


Denis Arkadievitch Kaufman*
(Polônia - 1896 - União Soviética - 1954) Muito jovem ainda Vertov começa a escrever poemas e estuda música durante quatro anos. Com 19 anos começa a estudar medicina, na mesma época em que cria o "laboratório do ouvido" onde registra e monta ruídos de todo o tipo com um velho fonógrafo Pathéphone. É também nesse período que muda seu nome para DZIGA - palavra ucraniana que significa roda que gira sem cessar e VERTOV - do russo vertet que significa rodar, girar. Também se declara futurista, muito influenciado por Maiakovski.