31 janeiro, 2009

O JOGO DA VIDA

Camélia - fotografia e manipulação cromática de Augusto Mota.
Excertos do livro .delete.me. de Gabriela Rocha Martins.
*
Ainda bem que estes dados do jogo da vida estão viciados com as palavras do poeta: sendo todas as faces idênticas, ficamos sempre a ganhar! Seja para festejar o aniversário de uma amiga, seja para lhe desejar saúde e força contra os ventos adversos, que, tantas vezes, a querem impedir de levar por diante todos os projectos que a sua irrequieta imaginação lhe vai constantemente propondo, como reptos inadiáveis.

Um grande abraço de um Almirante que, quase perdido entre as vagas alterosas deste mar bravio do nosso «Litoral a Oeste», ainda conseguiu achar o rumo certo e registar no livro de bordo, para a posteridade, estas palavras um pouco tremidas pelo balancear da nau, mas interiormente firmes e sentidas! Augusto Mota

«Litoral a Oeste» é o titulo de um livro de contos de Loureiro Botas, onde o autor denuncia a vida difícil das gentes da Praia da Vieira de Leiria. Foi editado em 1940, em Lisboa, pela Portugália, sendo a 2ª edição de 1944, da mesma editora. Recentemente a Biblioteca de Instrução Popular de Vieira de Leiria, fez uma edição conjunta de «Litoral a Oeste» e «Frente ao Mar» (1944), com prefácio do Dr. Mário Soares. Tais edições antigas já só era possível encontrá-las em alfarrabistas.