26 março, 2008

Maria Estela Guedes

Membro da Associação Portuguesa de Escritores, da secção portuguesa da Associação Internacional de Críticos Literários, do Centro Interdisciplinar da Universidade de Lisboa e do Instituto São Tomás de Aquino. Directora do TriploV (www.triplov.org). Alguns livros publicados: Herberto Helder, Poeta Obscuro; Eco/Pedras Rolantes; Crime no Museu de Philosophia Natural; Mário de Sá-Carneiro; A_maar_gato; Ofício das Trevas; À la Carbonara; Tríptico a solo; A Poesia na óptica da Óptica. Espectáculos levados à cena: O Lagarto do Âmbar (Fundação Calouste Gulbenkian, 1987); A Boba (Teatro Experimental de Cascais, 2008).
Directora do site triploV [clique]

***************
**********
*****

ESTUDOS PARA “SEBASTIÃO”

A COROA

Regressas… É a hora, agora.
De um ofício de corpo presente?

Por te amar in absentia
O peito me cobriram de sangue
Os sagitários romanos.
Sebastião, meu Sebastião!

Nas areias deste areal contas
Pelo rosário que te rezo
Com Deus à escuta nas ondas
Lendas de monstros meninos…
Cruel o nosso fado! A tua virgindade
Coroa-me o pénis com espinhos
**********
*****

O DESEJADO

Dizem que sou o Mártir, mas não…
Eu sou o grande mar Atlântico
Desejo que por vagas nos conduz
Aos cimos do amor que te tenho…

Dizem que sou S. Sebastião…
Eu sou o que às Portas de Hércules se detém
O nome saboreando à oliva e ao figo seco
Para te amar aqui, além de Além.