27 março, 2008

Maria Gomes

nasceu a 8 de Junho de 1958, Angola.
autora do blogue Romã (A) de Vidro [clique]

**********
*****

o pirão das lavadeiras

esta noite sonhei que comia, como antigamente,
em bolas, o pirão das lavadeiras.
lambuzava as mãos no molho da lata assente no fogareiro.
meu corpo de menina aquecia sentado numa pedra de luz,
vinda do sol que secava o peixe para a banda sul das pescarias.

sonhei com esses dias de gozar, na estrada estreita sem palmeiras,
ladeada por morros e mar. o mar que me batia!
(lembras-te, pai, do medo que eu tinha do mar?)

e sonhei também com os olhos abertos das cubatas
que sem pestanejar, me deixavam ver o escuro de pupilas.
de pupilas que não liam, mas sabiam, e arregalavam-se aos
desenhos das nuvens e futuras trovoadas…

no meu sonho voltei a ser menina, comi o pirão das lavadeiras
e revi a insónia nos olhos das cubatas.

**********


Outrora eclodiam os desertos.
Chegava a integridade de um outono -

a seiva, àquela simples casa que morria
de súbito, e amava.



*****

esta voz que persegue como a pedra
que te escreve
esta voz ecoa no caminho
no que foi ternura
flor
luar
clausura

piano dentro da palavra.