11 abril, 2008

Marta Vargas






nasceu em São Bartolomeu de Messines, é mãe da Juliana e engenheira, fez/faz teatro no Grupo Penedo Grande e

sabe - mas sabe mesmo - dizer POESIA...
[ela vai "matar.nos" com o que acabámos de escrever, mas é verdade. se alguém tem dúvidas, foi ela que disse o poema de Al.Mu'tamid - Evocação de Silves - na RTP, quando da inauguração do Museu de Arqueologia de Silves]
**********
*****
"querida g.,

cá vai o texto que eu escolhi, se é para acompanhar a fotografia, então que seja alguma coisa com a qual realmente me identifico. desculpa não ir em itálico, mas este mail não tem escolha de letra.
mv."


" (...) Um dia fui ver a aldeia do poeta e estive no adro da igreja contemplando a casa onde nasceu. Depois subi ao escarpado cerro que ali se levanta, quando, justamente, se transmontava o sol. Era no fim de Junho; pelas encostas dos montes fronteiros escorriam as searas em ondas de oiro roxo e vinham juntar-se ondulando, mas já sem cor, no fundo do vale extensíssimo.
Outros montes sem vegetação, meros contornos indecisos de sombras violetas, fechavam, muito longe, o horizonte vacilante, e, para o lado do mar, o céu esverdeado perdia, pouco a pouco, a transparência com o misterioso desmaio das turquesas moribundas. (...)"

De Manuel Teixeira Gomes ( São Bartolomeu de Messines - A terra de João de
Deus, Inventário de Junho Portugália Ed. Lisboa s.d. )