08 abril, 2008

O Grupo Experiment'arte



é um projecto profissional na área da animação e promoção da leitura e do livro. Conjugando a leitura em voz alta, a encenação, a música, a imagem (experimentando assim um fértil e profícuo diálogo entre diferentes registos artísticos) e a interacção com o ouvinte (experimentando assim o próprio público), este grupo procura trilhar novos caminhos ao nível da interpretação e reinvenção dos textos literários, propondo leituras dinâmicas e originais que contribuam para estimular a (re)descoberta dos autores e dos livros em língua portuguesa.

Este projecto é composto por Sónia Pereira (concepção e declamação literária; coordenação geral), Paulo Pires (concepção, declamação literária, coros e acordeão) – ambos com formação superior na área das línguas e literaturas –, Ricardo Martins (voz solo, piano e guitarra acústica) e Nuno Martins (operação de som, luz e imagem).

O grupo está sedeado no Algarve, mas desenvolve acções um pouco por todo o país, dirigindo-se sobretudo a um público-alvo jovem e adulto e dinamizando as suas acções em bibliotecas públicas, escolas secundárias, centros e associações culturais, estabelecimentos prisionais e em espaços/contextos não convencionais de leitura.

Ao longo do seu percurso, o Experiment’arte tem vindo a colaborar e trabalhar em acções e projectos de incentivo à leitura com vários nomes reconhecidos do teatro, televisão e literatura portugueses, como Eunice Muñoz, João Grosso, Maria do Céu Guerra, Diogo Dória, Nuno Júdice, José Fanha, Carlos Paulo, Ângela Pinto, Filipa Melo, Afonso Dias, entre muitos outros.

Ao reflectir um dia sobre os moldes possíveis de divulgação da linguagem poética junto do público em geral, Eugénio de Andrade diria que o que realmente importa é “pôr a poesia a falar”, lê-la em voz alta, pondo assim o ênfase na matéria sonora para sentir verdadeiramente o prazer que a poesia transmite. Não ficámos indiferentes, pois o “verso exige ser pronunciado” (Jorge Luís Borges), para assim “restituir” ao discurso literário a sua natureza plural, subjectiva, inteligível e apetecível…
**********
*****
**