05 junho, 2008

Informação


É inaugurada, sábado dia 7 de Junho de 2008, pelas 19,30, no Restaurante Nacional, na baixa coimbrã, a exposição PESSOA(s), de João Paulo Wadhoomall, 95ªedição de A Arte Serve-se à Mesa.

A mostra ficará patente ao público até ao dia 5 de Julho.

Muito se agradece o favor de editarem esta notícia no vosso prestigiado Jornal, se possível diariamente na Agenda Cultural.

Obrigado

Rui Mendes

FERNANDO PESSOA * 120 ANOS


FERNANDO PESSOA, um dos ícones do século XX, viveu praticamente uma vida desconhecida, anónima. Publicou, um ano antes de morrer, um único livro, Mensagem, em 1934.
Deixou dentro de uma arca sem fundo, como disse Eugénio de Andrade, cerca de 30 mil escritos, representando – se por dentro de um número, ainda não averiguável, de Autores.
A sua poesia é o relato dramático da história de um homem despojado da verdade, destruidor de mitos, que escolheu uma vida mínima para criar uma obra maior, bem perto de Camões.


*

"13 de Junho de 1888. Nasce Fernando Pessoa, uma das principais figuras da Literatura portuguesa. 120 anos depois, surge uma exposição fotográfica que serve de homenagem e evocação às palavras imortalizadas pelo poeta e escritor.
"Pessoa(s)" é o nome da exposição fotográfica da autoria de João Paulo Wadhoomall, que estará em exibição entre 7 de Junho a 5 Julho no Restaurante Nacional (contacto: 239 829 420), em Coimbra.
Tal como Pessoa uma vez escreveu, "eu sou do tamanho do que vejo e não do tamanho da minha altura" e esse é o mote dos trabalhos expostos ao público, instantes captados de pessoas anónimas que surgiram no caminho do autor.


Pode consultar a galeria fotográfica do autor em http://jpw.pt.vu"