26 junho, 2008

Lançamento do Livro “Lavrar no Corpo das Algas”

Realizou-se, no passado dia 31 de Maio, no Auditório da Escola Superior de Tecnologia – Instituto Politécnico de Viseu – o lançamento do novo livro de poesia de Graça Magalhães.
Após umas breves palavras do editor Jorge Fragoso sobre o livro e sobre o prazer que experimentou em editar a poesia de um dos membros do “sarau dos danados”, grupo do qual também faz parte, seguiu-se a apresentação da obra pelo Dr. Pompeu Martins, sociólogo, escritor e poeta. A sessão prosseguiu com algumas palavras da autora sobre as suas relações com a poesia e com os seus leitores e sobre a forma de como, neste livro, reescreve todo um mundo interior como se ele fosse composto por pequenas algas verdes e luminosas. Nesta obra “…as palavras, figurando como algas, são um caminho de símbolos e sinais entre as coisas e as pessoas expandindo a cada momento os momentos gratos de uma insustentável tristeza e beleza, em que se lavra um corpo de ideias que se cruza incessantemente na busca de uma sabedoria interior, que possa, cada vez mais com uma maior precisão, agarrar de forma perfeita o que nos escapa”.
A leitura de alguns poemas esteve a cargo do grupo “sarau dos danados”, ao qual a autora também pertence.
Esta apresentação contou ainda com a presença do acordeonista Paulo Pires do grupo Experiment´arte, proveniente do Algarve, que executou brilhantemente algumas peças musicais, acompanhando a leitura de dois poemas, feita pela própria autora.
A este momento poético seguiu-se uma agradável confraternização.
Este é o terceiro livro editado por Graça Magalhães sob a chancela da Editora Palimage.




Da esquerda para a direita: o editor Jorge Fragoso, a autora Graça Magalhães e o sociólogo, escritor e poeta, Pompeu Martins.






Um aspecto da assistência.




Da esq. para a direita, Paulo Pires e os membros do “sarau dos danados”: Porfírio Al Brandão, Cláudia Borges, Jorge Fragoso, Cristina Nery e Graça Magalhães.



Paulo Pires e Graça Magalhães num momento poético-musical.